Conheça as vantagens do uso da grama natural preta
A grama natural preta é uma espécie ornamental usada como um tipo de cobertura de solo nos jardins ou para gramados. Basicamente, a grama natural preta exige poucos cuidados, já que quase nunca necessita ser cortada e fica colorida ao longo do ano, independente das estações. A tonalidade verde concede definição, garantindo que as belezas dos jardins ganhem ainda mais destaque. Essa variedade faz parte da família dos Lírios tecnicamente, no entanto, ainda pode ser conhecida como a grama japonesa ou mesmo a Ophiopogon Japonicus, contando com o visual de um gramado luxuoso com folhas esguias e tenras. Além disso, o surgimento de frutinhos de tonalidade escura é uma característica bastante forte de sua variedade.
Essa variedade é uma opção popular para ser utilização como bordadura, entre pedras e também entre os canteiros para flores. Por isso, a grama preta também se desenvolve de maneira ligeira e se adapta muito bem a praticamente qualquer solo. Pode ser considerada uma solução para terrenos, no qual a conversação da água é fundamental, já que essa variedade não precisa de muita irrigação e pode tranquilamente sobreviver em ambientes quentes e até mesmo durante secas longas. A grama natural preta cresce também na meia-sombra, podendo ser plantada a pleno sol, atingindo cerca de 15 a 25 centímetros. Vale citar também que o combate das ervas daninhas nessa variedade de grama é muito fácil, o que concede a essa grama vantagens frente a outras variedades tradicionais.

Plantio da grama natural preta
Algumas modalidades da grama natural preta necessitam ser cultivadas dentro de um ambiente que vai de 5 a até 10 centímetros, sendo que as variedades tradicionais precisam ser colocadas em um espaço de até 30 cm. Mas, se você pretende que a grama ocupe um terreno de maneira mais ágil, deve usar menos espaçamento quando estiver realizando o plantio.
No momento de plantar, é importante que as raízes e as rizomas estejam muito bem cobertas, dando uma certa pressão no solo em sua volta, mas, não coloque as plantas em covas profundas. Vale citar que o segredo para um cultivo da grama natural preta de qualidade inicia pelo momento exato de seu plantio.
Período adequado de plantio da grama natural preta
A grama natural preta tem a capacidade de superar várias condições de desenvolvimento distintas e ainda pode ser cultivada durante todo o ano. Além disso, essa variedade pode ser considerada imune a grandes períodos de seca.
Apesar disso, a época mais adequada para o plantio é durante o outono e a primavera, pois planta-la no início do verão ou do inverno acabaria pode deixar a planta a mercê das condições mais extremas, isso significa lidar com altas e baixas temperaturas. Apesar de ser rústica e ter resistência a essas temperaturas, ela não se adapta tão bem ao frio. E nas épocas mais quentes, a grama natural preta pode necessitar de um pouco mais de água para se desenvolver forma satisfatória.
Vantagens do uso da grama natural preta
A grama natural preta pode ser usada para melhorar o visual de um jardim ou como parte de um trabalho de um profissional de paisagismo, por realçar todos os detalhes de uma paisagem e para conceder mais foco a algumas áreas ou plantas.
A grama preta também não exige muitos cuidados e é resistente a diversos fatores climáticos, como a seca e as altas temperaturas. Além disso, é uma grama perene, isso quer dizer que tem uma duração indefinida, mesmo que seja danificada no inverno, vai voltar a ficar bonita durante o verão.