Como plantar grama natural?

Todo mundo gostaria de ter um gramado verde e exuberante em casa, no entanto, não é suficiente apenas decidir pela gramada de sua preferência. Você necessita checar antes da compra qual é o tipo de grama natural mais apropriado de acordo com a região onde fica a sua residência. Desta forma, para que a sua grama tenha uma boa fisionomia é essencial que seja levado em consideração diversos elementos. Por isso precisa aprender como plantar grama natural e ficar atento ao clima, analisando pontos como a temperatura, a umidade e o solo. Afinal, o solo deve estar em boas condições para receber o plantio da grama natural.

Cuidados com o solo antes de plantar grama natural

Para assegurar que a sua casa tenha um gramado de qualidade é fundamental tomar algumas providencia. O primeiro passo é limpar bem área que vai receber o gramado, tirando entulhos, madeiras, pedras e até mesmo ervas daninhas. Vale frisar que a melhor época para fazer o plantio do gramado é no período de chuvas.

Como plantar grama natural?

Existem diversas maneiras de como plantar grama natural: com sementes, com mudas, com placas ou mesmo tapetes. Esses últimos dois tipos são os mais usados, pois são mais práticos e asseguram uma visão mais rápida do efeito. Desta maneira, quem preferir plantar pela placa ou pelo tapete vai precisar acompanhar os seguintes passos. De acordo com a aplicação das placas ou dos tapetes, tente mante-los equilibrados e alinhados, cuidando para não sobrepor ou mesmo deixa-los repuxados. Para assegurar um bom contato da raiz com a terra, o ideal efetuar a compactação através do solo. Realizado o plantio, pulverize em cima da grama um pouco de terra de qualidade.

Como plantar grama natural
Como plantar grama natural

Jogue ainda entre as placas, nas suas fissuras. É essencial efetuar a irrigação constantemente, dessa forma, a rega necessita ser feita todos os dias e em grande quantidade por até um mês. Essa ação vai auxiliar no crescimento do seu gramado.

Mas, se a sua preferência for pelo plantio com mudas, é precisa efetuar sulcos na terra com o objetivo de coloca as mudas. As mudas precisam ser cultivadas uma a uma, a cada 30 centímetros. Faça a compactação, por meio de rolo compressor ou com uma placa de madeira se for uma área pequena. Com o crescimento da grama, esses espaços vão ser cobertos. Só que até que se atinja esse nível é fundamental que se aplique herbicidas para fortalecer o solo. Além disso, a irrigação também deve ser feita regularmente até que a raiz se mostre bem firme no solo.

E caso, você acabe optando pelo plantio de sementes saiba que esse é o procedimento mais lento de todos os citados. Então, você precisa espalhar as sementes no solo e com a ajuda de um ancinho faça com que a semente fique debaixo da terra em torno de 3 mm. Posteriormente, use um rolo compactador e espalhe palha na terra. Essa ação vai auxiliar na manutenção da umidade da terra e também servirá de proteção para a semente. No entanto, nada de extrapolar na irrigação. A terra precisa estar somente úmida.

Mantendo a qualidade e a beleza da sua grama

Para assegurar que após todo o trabalho de como plantar grama natural, a sua casa tenha um gramado bonito e visto, é precisa prestar atenção no período de adubação, que deve ser feito ao menos uma vez todos os anos. Já com relação a poda, depende da frequência de chuvas, pois em uma época mais chuvosa, a grama tem um desenvolvimento mais acelerado.

No que se refere ao tamanho da grama é importante não passar dos sete centímetros de altura, pois isso vai assegurar um bom efeito. Além disso, depois de fazer a poda não se esqueça de varrer a grama para tirar as folhas cortadas.

Referencias:

http://www.suamelhordecoracao.com.br/dicas-de-como-plantar-a-grama-para-ter-um-belo-jardim/

http://jardim.esobre.com/como-plantar-grama/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *