Grama Natural Preta

Conheça as vantagens do uso da grama natural preta

A grama natural preta é uma espécie ornamental usada como um tipo de cobertura de solo nos jardins ou para gramados. Basicamente, a grama natural preta exige poucos cuidados, já que quase nunca necessita ser cortada e fica colorida ao longo do ano, independente das estações. A tonalidade verde concede definição, garantindo que as belezas dos jardins ganhem ainda mais destaque. Essa variedade faz parte da família dos Lírios tecnicamente, no entanto, ainda pode ser conhecida como a grama japonesa ou mesmo a Ophiopogon Japonicus, contando com o visual de um gramado luxuoso com folhas esguias e tenras. Além disso, o surgimento de frutinhos de tonalidade escura é uma característica bastante forte de sua variedade.

Essa variedade é uma opção popular para ser utilização como bordadura, entre pedras e também entre os canteiros para flores. Por isso, a grama preta também se desenvolve de maneira ligeira e se adapta muito bem a praticamente qualquer solo. Pode ser considerada uma solução para terrenos, no qual a conversação da água é fundamental, já que essa variedade não precisa de muita irrigação e pode tranquilamente sobreviver em ambientes quentes e até mesmo durante secas longas. A grama natural preta cresce também na meia-sombra, podendo ser plantada a pleno sol, atingindo cerca de 15 a 25 centímetros. Vale citar também que o combate das ervas daninhas nessa variedade de grama é muito fácil, o que concede a essa grama vantagens frente a outras variedades tradicionais.

Grama Natural Preta Nanica
Grama Natural Preta Nanica

Plantio da grama natural preta

Algumas modalidades da grama natural preta necessitam ser cultivadas dentro de um ambiente que vai de 5 a até 10 centímetros, sendo que as variedades tradicionais precisam ser colocadas em um espaço de até 30 cm. Mas, se você pretende que a grama ocupe um terreno de maneira mais ágil, deve usar menos espaçamento quando estiver realizando o plantio.

No momento de plantar, é importante que as raízes e as rizomas estejam muito bem cobertas, dando uma certa pressão no solo em sua volta, mas, não coloque as plantas em covas profundas. Vale citar que o segredo para um cultivo da grama natural preta de qualidade inicia pelo momento exato de seu plantio.

Período adequado de plantio da grama natural preta

A grama natural preta tem a capacidade de superar várias condições de desenvolvimento distintas e ainda pode ser cultivada durante todo o ano. Além disso, essa variedade pode ser considerada imune a grandes períodos de seca.

 

Apesar disso, a época mais adequada para o plantio é durante o outono e a primavera, pois planta-la no início do verão ou do inverno acabaria pode deixar a planta a mercê das condições mais extremas, isso significa lidar com altas e baixas temperaturas. Apesar de ser rústica e ter resistência a essas temperaturas, ela não se adapta tão bem ao frio. E nas épocas mais quentes, a grama natural preta pode necessitar de um pouco mais de água para se desenvolver forma satisfatória.

Vantagens do uso da grama natural preta

A grama natural preta pode ser usada para melhorar o visual de um jardim ou como parte de um trabalho de um profissional de paisagismo, por realçar todos os detalhes de uma paisagem e para conceder mais foco a algumas áreas ou plantas.

A grama preta também não exige muitos cuidados e é resistente a diversos fatores climáticos, como a seca e as altas temperaturas. Além disso, é uma grama perene, isso quer dizer que tem uma duração indefinida, mesmo que seja danificada no inverno, vai voltar a ficar bonita durante o verão.