Grama Natural Esmeralda

Conheça a Grama Natural Esmeralda e a sua variedade mais famosa do Brasil

Um gramado muito bem cuidado é um dos elementos de maior valor visual no paisagismo, concedendo mais beleza para as partes externas de sua casa, auxiliando a dar ainda mais destaque a exuberância às plantas ornamentais e repassando unidade aos distintos fatores que fazem parte de um jardim.

Porém, escolher a grama adequada para cada finalidade não é uma ação simples. Existem vários tipos de gramíneas a sua disposição em todo o país e, mesmo que todos os modelos possam gerar ótimos tapetes verdes para jardins residenciais, essa seleção precisa ser mais aprofundada do que somente enxergar a parte estética.

É fundamental levar em consideração, por exemplo, peculiaridades do lugar da plantação, como a luminosidade, a umidade e até o tipo do solo. Por isso, antes de estabelecer qual o modelo da grama a ser plantado, é essencial levar em conta ainda a ideia de manutenção e a quantidade de pisoteio a qual o seu gramado pode ser exposto.

Grama Natural Esmeralda

Grama Natural Esmeralda é a mais utilizada em casas

No Brasil, sem sombra de dúvida o tipo de grama mais utilizada, principalmente, para implantação em regiões residenciais é a grama natural esmeralda. Esse tipo de gramínea tem sido muito usado pelos profissionais de paisagismo em função de suas folhas mais estreitas, que repassam ao gramado um visual muito delicado.

Além disso, o valor comercial mais baixo se comparado com outros tipos de grama, a resistência e a praticidade para a manutenção são outras razões que exemplificam a popularidade da grama natural esmeralda.

De acordo com especialistas, esse modelo de gramado se refere a uma grama extremamente resistente ao pisoteio e que ainda pode ser colocada até mesmo em terras muito pobres. Vale lembrar também que a grama esmeralda ainda pode ser inserida em gramados esportivos, em jardins de casas, em regiões públicas e até mesmo em locais, como encostas e taludes, com o objetivo de controlar o efeito de erosão do solo.

Características da grama natural esmeralda

Chamada cientificada de Zoysia japônica, a grama natural esmeralda tem como suas principais características: as folhas estreitas de tamanho mediano, a tonalidade verde-esmeralda e estolões penetrantes, que garantem um enraizamento fácil ao solo.

Originaria do Japão, esse tipo de gramado ganhou enorme destaque e se transformou em um verdadeiro sucesso de vendas no Brasil. Essa fama se deve a sua variedade e manutenção simples, tornando-se a grama mais produzida e comercializada no país. Além disso, a grama esmeralda é extremamente bela e possui um excelente custo beneficio. Basicamente, é possível afirmar que essa variedade de gramínea virou a predileta entre os brasileiros.

Principais vantagens da grama esmeralda

As maiores vantagens do uso da grama natural esmeralda se deve a formação esplendida de um tapete de grama, que acontece por causa do entrelaçamento dos estolões com as folhas, apresentando algo de grande beleza. E também em função das folhas macias e muito resistentes ao pisoteio.

Locais para aplicação da grama natural esmeralda

Por isso, os interessados em contar com essa variedade de grama devem ficar atentos as principais recomendações de plantação. A grama esmeralda é recomendada para formação de jardins em casas, em áreas industriais, nas casas de praia, casas de campo, playground e locais sempre expostos à luz solar, como campos esportivos.