Grama Natural Bermuda

Grama natural bermuda: conheça a aplicação correta dessa variedade

O primeiro passo para se ter um gramado de qualidade e vistoso é entender a sua necessidade e procurar por alguma variedade que dê conta do recado. Afinal, não adianta esperar que um tipo natural de grama mostre algo que não tem característica alguma de fazer e em uma região que apresenta todas as condições climáticas contrarias a sua sobrevivência. Por isso, conheça a seguir, as principais características da grama natural bermuda e a aplicação correta dessa variedade.

Grama natural bermuda

Grama natural bermuda

A grama natural bermuda é indicada para a formação de gramados esportivos em geral. Então, se a sua ideia é construir um campo de futebol, a sua escolha mais apropriada deve ser pela variedade bermuda. Esse tipo de gramínea é caracterizado por folhas estreitas, um desenvolvimento acelerado, tonalidade verde viva e um de suas particularidades é que, mesmo sendo extremamente macia, conta com um poder de regeneração muito rápido quando passa por algum dano ou não é tratada da maneira correta.

O seu crescimento tradicional é rasteiro e precisa ser aparado sempre que a sua altura ultrapassar os dois centímetros. Para se apresentar de maneira viçosa, precisa da aplicação de suplementação todos os anos, além disso, deve ser cortada e receber adubo, pelo menos, duas vezes durante o ano.

A principal vantagem do uso da grama natural bermuda é a sua grande resistência ao pisoteio e a formidável capacidade de recuperação no caso de injuria e também para passar por um perigo de seca hídrica. Vale frisar também que essa variedade é bastante semelhante ao visual exibida pela grama esmeralda, no entanto, é mais resistente e mais confortável.

Geralmente, a grama natural bermuda pode ser plantada em qualquer época do ano, desde que a temperatura e a umidade da sua região estejam favoráveis ao processo de germinação. A germinação dessa variedade pode variar entre 15 a 30 dias.

Utilização da grama natural bermuda

A grama bermuda conta com uma grande resistência ao pisoteio, por isso, é recomendada para ser usada em qualquer tipo de playground, campos de futebol, jardins nobres, campos esportivos, como, por exemplo, de polo, tênis, golfe, dentre outros. Pois, apresenta características como resistência a pragas e enfermidades e um poder elevado de recuperação, característica essencial para sua aplicação em áreas esportivas.

 

Tipo de grama adequado para campos naturais de futebol

A grama natural bermuda é uma variedade usada muito em campos naturais de futebol, já que se adapta muito bem a utilização em espaços esportivos e recreativos por ser muito macia e aguentar muito bem o pisoteio. Por isso, no Brasil, país conhecido por sua paixão nacional pelo futebol, esse tipo de grama é bastante popular sendo utilizado em gramados amadores e até mesmo em competições oficiais.

É importante frisar que há dois tipos distintos de gramas bermuda e que são indicadas para modalidades esportivas diferentes. Por isso, confira a seguir mais detalhes sobre qual a variedade deve ser usada para elaborar um gramado de qualidade.

1 – Grama bermuda Dwarf

A Grama bermuda Dwarf é recomendada para o uso em quadras de tênis. Esse tipo de grama possui folhas finas e pequeninas.

2 – Grama bermuda TifWaf 419

Já a Grama bermuda TifWaf 419 é a mais apropriada para ser utilizada em campos de futebol para estruturar um gramado excelente para a pratica do esporte mais popular do país. Essa variedade tem folhas mais grossas e maiores. Além disso, a manutenção precisa ser feita com regularidade através de regas, adubações e podas.