Grama Natural Batatais

Quer fazer um gramado exuberante? Conheça a Grama Natural Batatais, também conhecida como Grama Natural Mato Grosso

Muitas pessoas tem o objetivo de elaborar um gramado bonito, exuberante, verde e resistente ao pisoteio e as ervas daninhas. No entanto, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de fechar qualquer negócio ou, literalmente, colocar a mão na massa ou no gramado.

Você precisa analisar alguns quesitos para escolher uma espécie de gramado que possa dar conta dos seus objetivos, que não extrapole o orçamento definido para essa parte do seu jardim e também para a grama não sofre com algumas características da sua região. Desta forma, você precisa analisar o tipo do gramado, as características típicas do clima da sua cidade e/ou estado e, principalmente, a função desse gramado na sua casa. Desta maneira, conhecer várias espécies de gramínea é fundamental para chegar a melhor opção. Conheça a seguir o tipo de grama natura Batatais, também conhecido popularmente como a Grama Mato Grosso.

Grama natural batatais

Grama natural Batatais ou Grama Mato Grosso

Com a denominação científica Paspalum notatum Flüegge, a grama natural Batatais, também pode ser encontrada através da denominação Grama Mato Grosso.

Esse tipo de gramado pode ser plantado em terrenos mais pobres, mas, vai precisar de adubações a cada seis meses e irrigação frequente, mesmo possuindo uma resistência considerável aos períodos de seca. No entanto, a grama natural Batatais não é apropriada para ser usada em locais de sombra ou de meia-sombra, sendo necessário ser cultivada em um local que fique exposto ao sol.

Características da Grama Natural Batatais

A grama natural Batatais conta com folhas estreitas, de tom verde claro, normalmente, duras e pilosas, com uma resistência considerável a tempos de seca e também ao pisoteio. Além disso, esse gramado ajuda a combater os efeitos da erosão e dá origem a gramados de pouca estatura, mas, densos. Mesmo com uma boa resistência, a variedade necessita bastante da exposição do sol. Vale frisar que essa variedade pode atingir os 30 centímetros, mas precisa ser podada logo que passar dos 3 centímetros. A grama Mato Grosso tem um desenvolvimento acelerado, sendo encarada como um tipo bastante acessível e em conta.

Principais usos da Grama Natural Batatais

A grama natural Batatais ou Mato Grosso precisa de muita luz solar e é recomendada para ser utilizada em parques para a pratica de diversas modalidades esportivas, campos esportivos em geral, praças, taludes e até mesmo para as beiras das estradas, por causa de suas ações contra a erosão do solo.

Geralmente, essa variedade de gramínea é extraída a partir da utilização de ferramentas manuais de trabalho no campo, como, por exemplo, a enxada, já que os lugares nos quais são realizadas a sua retirada são extremamente íngremes, possibilitando a efetuação da colheita com a ajuda de máquinas.

Por causa disso, o plantio da grama natural Batatais ou Mato Grosso deve ser realizada da forma apropriada para que a metragem que for entregue ao consumidor, seja adequada para que a metragem que vai ser cultivada posteriormente para uso esportivo, residencial ou nas beiras das rodovias.